CLAREMENTO DENTAL X FACETA DENTAL: qual é melhor?
- Dra. Egina Brum
- 15 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
É comum o paciente chegar já com uma visão pronta do que ele deseja sobre o sorriso dele, mas nem sempre o que ele busca é o que precisa. A verdade, não existe qual procedimento é melhor e sim qual é mais indicado.

Quando decidir um tratamento estético é necessário você se fazer algumas perguntas, para identificar qual será o tratamento mais indicado:
-O que te incomoda é cor do seu dente ou a forma dele?
-Possui dentes de cores diferentes, machados, cor acinzentada, por exemplo?
-Possui muitas restaurações nos dentes da frente ?
-O seu dente tem espaços entre eles?
-Faz apertamento dos dentes de noite ou até mesmo de dia (bruxismo)?
Vamos lá entender o que essas 5 perguntas significam:
O QUE TE INCOMODA É COR OU FORMA DO SEU DENTE?
Na maioria das situações o paciente chega pedindo facetas de resina ou porcelana pois estão incomodados com os dentes amarelos. No entanto, possuem dentes bem alinhados, sem restaurações e com uma forma linda. Desse modo, o Clareamento Dental irá atender perfeitamente a demanda estética do paciente. Porém é importante esclarecer uma coisa: aquele sorriso branco Gustavo Lima, não é Clareamento e sim Facetas. O Clareamento remove os pigmentos do dente, assim que todos os pigmentos são removidos o dente não irá clarear mais, nem fazendo novas sessões. Ele clareia o dente mas o deixa em cor natural. Se a sua demanda estética é o sorriso do Gustavo Lima, sinto lhe dizer que só o clareamento não vai resolver.
Agora se você tem dentes pequenos ou já fez restaurações o dentes e estão com formatos diferentes, o interessante é partir para as Facetas seja ela de Resina ou de Porcelana. Pois o tratamento restaurador consegue mudar a forma do dente e harmonizar novamente o sorriso. Ao fazer as facetas não necessariamente exclui a necessidade de fazer um clareamento. Dentes muito amarelos ou manchados vão precisar de desgaste para mascarar a cor, então o clareamento prévio pode prevenir ou reduzir a quantidade de desgaste.
POSSUI DENTES COM CORES DIFERENTES, MANCHADOS?
Já vou ser "sincerona" aqui, clareamento não vai resolver, ele pode ajudar, mas resolver é difícil. O clareamento clareia os dentes de forma igual, se um está mais escuro ele vai clarear, mas não vai ficar igual aos demais. Isso é muito comum por manchas de Tetraciclina (um antibiótico) e dente que sofrerão trauma ou já fizeram tratamento de Canal. Em alguns casos há possibilidade de um clareamento dental interno, mas tem indicação bem específica e nem sempre é seguro para o dente. Então a opção para mascarar esses dentes é indo para a Faceta Dental. Lembrando que: nem sempre é necessário fazer em todos os dentes, se é só um que incomoda você pode, mais difícil igualar a cor, porém possível.
POSSUI MUITAS RESTAURAÇÕES NOS DENTES DA FRENTE?
Quem tem restauração tem que saber dessa informação: restauração não clareira, porcelana no dente não clareia. Então na hora de fazer o clareamento esteja ciente que vai ter que trocar as restaurações dos seus dentes. Já que você terá que fazer essa troca, geralmente já recomento fazermos um planejamento digital para ver o que pode ser melhorado no sorriso e fazermos facetas após o clareamento.
O SEU DENTE TEM ESPAÇOS ENTRE ELES?
Creio que nem preciso explicar muito né! Espaço é preenchido com tratamento restaurador. Realizado com Porcelana e resina. Ema algumas situações será necessário até um tratamento ortodôntico prévio (claro que com Alinhadores Invisíveis), para que a faceta não tenha que preencher espaço de mais e fique quadradona.
FAZ APERTAMENTO DOS DENTES (BRUXISMO)?
Geralmente os pacientes bruxomas tem dentes desgastados (cerradinhos) ou cheio de quinas, bem amarelados (pois o apertamento estimula secreção de dentina que deixa o dente mais amarelo). Tem concerto sim gente, mas não é com qualquer material. O indicado é a porcelana e necessário realizar nos dentes de cima e de baixo. O ideal é em todos os dentes para recuperar a altura da mordida, perdida pelo desgaste dos dentes. Se você realizar somente nos dentes de cima, você vai desgastar em uma velocidade ainda maior seus dentes de baixo. Outro protocolo imprescindível é uso de "placas de bruxismos"(placas miorelaxantes) para dormir. As placas miorelaxantes não independem que você aperte ou ranga os dentes, mas protege os dentes do contato excessivo e relaxa os músculos da mastigação, prevenindo dores de cabeça.
Espero ter te esclarecido um pouco sobre as indicações desses procedimentos que são os queridinhos dos nossos pacientes. O mais importante é saber ouvir o seu Cirurgião dentista, que certamente irá indicar o procedimento que mais se encaixa o seu caso.
dra. Egina Brum
CROMT 8252
Comments