JULHO LARANJA: Avaliação Ortodôntica Preventiva Infantil
- Dra. Egina Brum
- 5 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

Hoje o tema é endereçado aos papais e mamães. Vou explicar não somente a necessidade de levar o seu filho ou filha desde doa primeiros meses de vida, como também a necessidade de avaliar com um Ortodontista: " O dentista que coloca aparelho. Vou ir pautando por cronologia, desde dos primeiros meses de vida até a formação completa da dentição permanente.
Até 6 meses
Quem disse que só quando tiver dente é que leva no dentista? Tenho certeza que não fui eu. Pessoal dentista não cuida somente de dente. Nessa fase iremos ensinar como deve ser feita a higiene bucal na criança por dois motivos:
para criança se adaptar a rotina de higiene e não estranhar quando iniciar o período de escovação;
para prevenir doenças como o sapinho, por exemplo.
Outro motivo é diagnóstico de língua presa, atrapalha a criança mamar, deglutição atípica, pode fazer que acriança aspire muito ar o que favorece a cólicas nos pequeninos.
De 8 meses aos 3 anos
Por volta dos oito meses até os 3 anos de idade é período que nascem os dentes de leite, essa fase pode trazer muito desconforto ao bebe, causa, hipersalivação, irritação sem motivo aparente, inquietação e até mesmo febre. Acompanhar com o dentista pode trazer manobras, técnicas caseiras para ajudar os pais a lidar com essa fase, a fim de aliviar o desconforto dos pequeninos.
Outra ponto positivo é adequação da criança ao ambiente odontológico. Como com procedimentos não invasivos de baixa complexidade, como aplicação de flúor e até mesmo uma limpeza com motorzinho. Seu filho vai crescer sem medo de dentista. Pode apostar!
De 5 anos as 12 anos
Por volta dos 5 (os mais apressados) 6 anos de idade começa a troca dos dentes de leite e a irromper os dentes molares. Os dente molares precisam de um atenção especial, pois não caí nenhum dente de leite para eles nascerem e passa despercebido pelos pais. Descobrindo que existe um novo dente ali só quando ele começa a doer.
O primeiro molar é um dente especial na nossa boca, é um dos principais dentes que guiam a nossa mordida. Alguns percalços podem acontecer no processo que eles está sendo formado.

Inclinação: essa inclinação pode ser acentuada de modo ele "nasce" debaixo da raiz do molar de leite. Além de ficar preso, ele reabsorve a raiz do dente de leita antes a hora.
(Imagem de Dra. Daniela Thys)
A perda precoce de dentes de leite pode gerar perda de espaço para os dentes permanentes, causando apinhamentos dentários, que poderiam ser evitados com intervenções precoces, como por exemplo o uso dos mantenedores de espaços.

O uso de chupetas prolongado e também o hábito de chupar o dedo, pode abrir os dentes da frente. Que pode ser resolvido com a remoção do hábito. Porém, é de difícil controle. A grade palatina é um aparelho que impede que a criança leve o dedo à boca.
(Miranda Bob, et al.; 2014)

Mordida Cruzada é uma ocorrência frequente nos consultórios Odontológicos, porém em algumas situações diagnosticada tardiamente. Na infância a intervenção conservadora, pode evitar cirurgias para correção futuras do problema.
(Dra. Carolina Vogas)
Até os 12 pode estar acontecendo trocas dentárias e a erupção do segundo molar. Sendo imprescindível o acompanhamento com o ortodontista, pois algumas intercorrências pode ser resolvidas com procedimentos atraumáticos de baixa e média complexidade. Evitando uso prolongado de aparelhos ortodônticos e/ ou cirurgias corretivas da mordia.
Comments