top of page

Escaneamento Bucal, a nova ferramenta Odontológica


O Scanner Intra-Oral é o equipamento responsável em fazer as imagens 3D do interior da cavidade bucal, Escaneamento Bucal. O scanner assemelha-se a uma câmera intraoral, o qual faz diversas imagens gerando a construção de um modelo tridimensional. Os softwer de processamento das imagens geradas pelo scanner, permite o dentista e o paciente vejam em escala de cor real na tela do computador como o dente está na boca, se possui cáries, a anatomia dos dentes e das restaurações, sendo uma ótima ferramenta interativa com o paciente de diagnóstico das doenças bucais.


O escaneamento gera arquivos, denominados STLs, que podem ser lidos por impressoras 3D, permitindo a materializar as imagens do computador. Substituindo as moldagens, as quais são desconfortáveis, pois os materiais plásticos escorrem, e algumas pessoas dão ânsia de vômito. As moldagens são necessárias para fazer próteses bucais, implantes dentários, facetas de porcelanas ou de resinas.


O Planejamento Digital é mais um dos benefícios que o escaneamento trouxe. Antigamente os os planejamentos de estética dental eram feitos em modelos de gesso, com novos programas de computador, o arquivo STL é adicionado a fotos do paciente, permitindo elaborar o enceramento dos dentes em harmonia com face do paciente.


O procedimento que mais popularizou o Escaneamento Bucal foram os Alinhadores Invisíveis, com marcas muito conhecidas como a Invisaling. Os Alinhadores, são um conjunto de aparelhos transparentes realizados a partir de um planejamento virtual, o qual foi permitido com a obtenção os modelos 3D digitais da boca do paciente.


 
 
 

Comments


bottom of page